EMERJ leva juízes recém-empossados para visita ao complexo de Gericinó

 

Um grupo de 18 juízes, aprovados no último concurso, fez uma visita ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, programada pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj). A visita fez parte do Curso Inicial na formação de juízes para que eles conhecessem o funcionamento do sistema penitenciário.

Os novos magistrados foram recebidos pelo secretário de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, pelos juízes auxiliares da Vara de Execuções Penais (VEP), Guilherme Schilling e Sabrina de Borba Britto, e pela juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública, Mirela Erbisti.

O coronel Erir considerou de grande relevância a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), destacando a colaboração para a realização de exame imunológico e até o atendimento aos presos feito por assistentes sociais. “É muito importante que todos os juízes venham conhecer a realidade do sistema penitenciário.

A crise carcerária, problema nacional que também atingiu o estado do Rio de Janeiro, foi comentada pelo juiz Guilherme Schilling: “Foi possível atravessar a crise com o trabalho que começou na Vara de Execuções Penais, com informatização, aprimoramento e agilidade das decisões, que influenciou o dia a dia de cada agente penitenciário”. Complementou: “Os funcionários são heróis, pois trabalham intensamente para cuidar de um quantitativo de 2 a 3 mil detentos por turno. Espero que essa visita permita aos senhores mais que um conhecimento das unidades em si, mas especialmente conhecer a realidade da Secretaria de Administração Penitenciária”, disse o magistrado aos 18 novos juízes.

A juíza Sabrina Britto reforçou a importância de todos os juízes visitarem uma unidade prisional e não só os que ingressaram recentemente na carreira: “É uma oportunidade única poder ver a realidade das consequências de nossas decisões. Quando fiz uma palestra no Curso de Formação Inicial e até quando fui aluna da EMERJ, ouvia a frase: 'cadeia é pra quem precisa', e isso pode parecer um pouco subjetivo. Mas temos que ter noção da cadeia antes de condenar”.

Os juízes assistiram a uma palestra sobre o funcionamento do presídio e acompanharam uma simulação de rebelião e de como agem os agentes penitenciários nesta situação. Conheceram o sistema de segurança e a sala de monitoramento. Posteriormente, estiveram na Unidade Lemos Brito, conhecida como Bangu 7. Visitaram o presídio de segurança máxima, Bangu 1, onde estão os presos à disposição da Justiça Federal; e no presídio feminino Talavera Bruce. Ali, puderam acompanhar a rotina das detentas e de seus filhos no berçário, presenciando o cotidiano dos cuidados das mães com seus filhos dentro de um sistema prisional.

Estatísticas

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, hoje o complexo de Bangu tem um total de 27 mil presos, além de inspetores, agentes penitenciários e visitantes, somando uma população de quase 50 mil pessoas que circula diariamente no sistema prisional de Bangu.

21 de abril de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação da EMERJ

 

 



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.