EMERJ instala novo Fórum Permanente de “Direito e Saúde”


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Rio realizou no último dia 13 de novembro a primeira reunião do Fórum Permanente de Direito e Saúde. O primeiro encontro teve apresentação de sua presidente, juíza Isabel Coelho, de seu vice-presidente, juiz Eduardo Antônio Klauser, da juíza Simone Dalila Nacif Lopes, e das doutoras em saúde pública, Maria Helena Barros de Oliveira e Ligia Bahia, ambas, membros do Fórum. Para debater o tema “Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Trabalho – Uma Nova Dimensão do Campo da Saúde Mental”, a reunião recebeu o psiquiatra e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, e membro do Fórum, Paulo Duarte de Carvalho Amarante. O encontro contou ainda com o encerramento do diretor–geral da EMERJ, desembargador Sérgio de Souza Verani.

Ao dar início à primeira reunião do Fórum Permanente, a juíza Isabel Coelho destacou: “O debate de direito e saúde é muito importante para o Judiciário, tendo em vista as recentes demandas que vem ocorrendo na área da saúde”.

Em seguida, o psiquiatra Paulo Duarte de Carvalho Amarante deu início a sua palestra destacando a felicidade pela instalação do novo Fórum e completou: “É necessário reconstruir esse objetivo e não só lutar contra a violação dos direitos humanos, mas, por exemplo, construir uma agenda positiva de direitos humanos”.

O diretor–geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani encerrou o encontro citando a alegria de inaugurar o Fórum Permanente de Direito e Saúde durante sua gestão e prosseguiu: “Vivemos uma situação política de retrocesso e a luta pelos direitos humanos e pela saúde mental é uma luta permanente”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS