EMERJ inicia turma de mestrado em Justiça e Saúde

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) busca constantemente a inovação e modernidade de suas atividades, consolidando-se como um centro de treinamento multidisciplinar. Nessa abrangência, a Escola apresenta mais uma novidade: o curso de mestrado profissional em Justiça e Saúde, voltado a magistrados da ativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O curso tem a parceria da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), da Fundação Oswaldo Cruz, e visa à formação qualificada na área dos Direitos Humanos e Saúde, no intuito de fortalecer as ações dos magistrados e demais profissionais nas questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde.

A aula inaugural ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 24, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura da EMERJ. A solenidade contou com a presença do diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio de Mello Tavares; do desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Neto; da presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima; e de outras autoridades.

A abertura foi feita pelo diretor-geral, que apresentou o curso e a importância da parceria entre as instituições: “As diretrizes de ensino da EMERJ se alinham à gestão estratégica da presidência do TJRJ para o aprimoramento funcional do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro. A parceria firmada com a Fiocruz é motivo de comemoração, pois a instituição é exemplo na promoção de saúde e no desenvolvimento social, responsável por gerar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, se posicionando a serviço da vida, como um verdadeiro agente da cidadania”.

O diretor-geral considerou que o curso oferecerá aos magistrados a possibilidade de interagir com acadêmicos de excelência e participar ativamente de debates sobre questões da área de saúde, que, ligadas ao campo do direito, irão colaborar para o aprimoramento das decisões jurídicas. “A formação será de enorme valia não apenas para a Escola e seus magistrados, mas também para a sociedade em geral”, disse.

Aproximação do campo jurídico e de saúde

Para a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, o curso de mestrado contribuirá para relação justiça e saúde. “Certamente este curso trará importantes dimensões e renovará conceitos, além de reforçar componentes da ética e bioética. Serão construídos muitos ensinamentos em conjunto e apostamos na aproximação do campo jurídico com o campo da saúde. Que os produtos deste mestrado iluminem a prática das nossas instituições e sirvam de base para nossa agenda de cooperação”.

Desafios da Contemporaneidade na Saúde Pública

O tema da primeira aula foi “Desafios da Contemporaneidade na Saúde Pública”, apresentado pelo professor e doutor em saúde pública, Paulo Gadelha, graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em medicina social e doutor em saúde pública pela Ensp. Gadelha presidiu a Fundação Oswaldo Cruz até janeiro 2017.

O especialista expôs a temática, debatendo os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde, que buscam se colocar como sujeitos sociais comprometidos com a democracia e a emancipação humana. Estimulou a discussão crítica do tema e fomentou o avanço na construção de uma política integrada e consolidadora entre os campos da saúde e do direito.

Coordenação

O Mestrado Profissional em Justiça e Saúde da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro será coordenado pelos seguintes pesquisadores: Maria Helena Barros (DHIS/ENSP/Fiocruz), Maria Aglaé Tedesco Vilardo (EMERJ), Marcos Besserman Vianna (DHIS/ENSP/Fiocruz), Regina Maria Erhtal (DHIS/ENSP/Fiocruz) e Luiz Carlos Fadel de Vasconcelos (DHIS/ENSP/Fiocruz).

Agradecimento

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Cardozo, agradeceu aos coordenadores do curso e em especial ao ex-diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Neto. “Gostaria de destacar a participação o empenho do desembargador Caetano na realização deste curso de mestrado, que se tornou possível ante o empreendedorismo do ex-diretor desta Escola, a quem tenho a honra de suceder. A EMERJ se engradece em razão do seu empenho e esforço”.

25 de abril de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.