EMERJ inicia curso sobre Direito do Idoso para turma de magistrados

Clique na imagem para ampliar

O Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (DEAMA) deu início, no dia 10, ao curso “Os Direitos do Idoso no Brasil”, coordenado pela juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo. A turma, composta por 22 juízes do Tribunal de Justiça fluminense, participa do curso na EMERJ até o dia 24 de julho. Com carga horária de 24 horas-aula, o curso aborda os seguintes temas: o envelhecimento como direito personalíssimo; problemas de saúde face à longevidade; autonomia e independência do idoso e o envelhecimento em suas implicações psicológicas; instituições de longa permanência; curatela e proteção patrimonial.

A primeira aula foi ministrada pela coordenadora do curso no dia 10. A juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, titular da 15ª Vara de Família da Comarca da Capital, é doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. No primeiro encontro, os alunos/juízes conheceram mais sobre a legislação protetiva do idoso no Brasil e sobre o reconhecimento do direito personalíssimo e seu significado em ações práticas. O conteúdo programático contou ainda com abordagens sobre as normas protetivas do idoso aplicadas ao Brasil e análise da Convenção Interamericana sobre a Proteção aos Direitos Humanos do Idoso. Foram expostas também algumas decisões judiciais dos Tribunais Brasileiros em relação à proteção ao direito à saúde do idoso.

Segundo a juíza, o curso busca também a troca de experiências entre juízes mais antigos na carreira e outros mais recentes, e magistrados de diferentes áreas de atuação. “É importante darmos visibilidade ao tema dentro do Poder Judiciário”, frisou.

A aula contou com a presença do médico especialista em Geriatria e Paliativista, Filipe Gusman.

Inscrições abertas

Para o mês de agosto, a EMERJ já disponibiliza cursos para promoção na carreira. São eles: Curso de Audiência de Custódia – coordenado pelo desembargador Antonio Jayme Boente; Curso de Gestão Judiciária – coordenado pelo juiz Gilberto Abdelhay; Curso de Contratos Imobiliários – coordenado pela juíza Flavia Viveiros.

12 de julho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.