EMERJ exibe “Pasolini em Dois Curtas”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direito, Literatura e Cinema em parceria com o Fórum Permanente de Direito e Psicanálise realizaram a exibição “Pasolini em Dois Curtas”, no último dia 01 de setembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Ventura. Aberto pelo desembargador Sérgio de Souza Verani, o evento contou com palestras dos professores da Universidad de Filosofia Del Derecho de Barcelona, Antonio Gimenez Merino e Jose Luis Gordillo Ferre. Também integrou a mesa de abertura o advogado Marcelo Augusto Cerqueira.

Ao dar início ao evento, o professor Antonio Gimenez Merino contextualizou os filmes entre as décadas de 60 e 80, em que a Itália era uma das grandes potências da época, e o rápido desenvolvimento do país. “O grande tema abordado por Pasolini foi o caráter destrutivo da modernização, do desenvolvimento acelerado”, afirmou o professor.

Após a exibição dos curtas, os componentes da mesa e o público presente realizaram intenso debate.

Pier Paolo Pasolini foi um cineasta, poeta e escritor italiano. Em seus trabalhos, demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo em uma figura controversa. Entre suas obras, “La Ricota” e “Le Mura Di Sana”, que foram exibidas na EMERJ.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS