EMERJ e Organização Social Viva Rio promovem evento


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ, em parceria com a Organização Viva Rio, realizou a 5ª reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública, sob o tema “As Encruzilhadas da Atual Política de Drogas e os Efeitos no Cuidado aos Usuários”. A abertura do encontro foi realizada pelo desembargador Alcides da Fonseca Neto, presidente do respectivo Fórum Permanente; pela Deputada Estadual Martha Rocha, Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALERJ; pelo Presidente da Viva Rio, Tião Santos e pelo desembargador Luciano Silva Barreto.

Após a abertura da solenidade, foram chamados para compor a mesa, para falar sobre “A Proibição das Drogas e seus Efeitos no Cuidado e na Proteção. Como conviver com o Proibicionismo e a Criminalização dos Usuários e Produzir Cuidado?” a diretora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III, Cláudia de Paula Gomes e Silva, e a médica da equipe do projeto “Consultório na Rua de Manguinhos” Valesca Holst Antunes. Também esteve presente o interlocutor social da Vivo Rio Ronilson Pacheco.

“Quase toda sociedade, de alguma maneira, usa drogas. O número de usuários de álcool e tabaco é muito grande, e certamente quando uma pessoa desenvolve um problema mais grave isso não é facilmente resolvido. Não existe uma pílula, um programa de internação de três meses que vai fazer isso tudo desaparecer. Há uma necessidade de equipamentos, tratamentos em longo prazo. As soluções rápidas estão dando efeitos colaterais não esperados”, relatou a médica Valesca Holst.

O encontro contou com a participação dos atores Marcelo Magano e Patrick Sonata, ambos da comunidade Cidade de Deus, que, com a ajuda da plateia, abordaram de forma lúdica os problemas que envolvem as políticas de drogas nas favelas.

A primeira mesa da tarde discutiu o tema “Como o Proibicionismo Interfere nas Determinações Judiciais? Como o Posicinamento do Judiciário Afeta o Cotidiano do Cuidado e Proteção de Serviços?”, com a Juíza Cristiana Faria de Cordeiro; o superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hugo Fagundes e a diretora da Unidade de Reinserção Social “Ana Carolina”, Aline Peçanha. Como debatedora, a pesquisadora do Instituto Iguarapé, Ana Paula Pellegrino.

A última mesa do evento, composta pelos palestrantes Camilo D’Ornellas, especialista em criminologia, e Joseli Cândido Silva, comandante do 1º Comando de Policiamento da Capital do Rio, abordou o tema “As Interpretações da Atual Legislação sobre Drogas ainda Criminaliza os Usuários de Drogas no Brasil? Quais os Efeitos desta Prática na Vida dos Usuários de Drogas?”. Como debatedor, esteve presente o cel. Íbis Silva Pereira, do Núcleo de Segurança do Viva Rio.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.