EMERJ e FIOCRUZ realizam Seminário Internacional


clique nas imagens para ampliar

Nos dias 01, 02 e 03 de julho, o Fórum Permanente de Direito e Saúde e o Fórum Permanente de Direitos Humanos realizaram o Seminário Internacional “Maconha: Usos, Políticas e Interfaces com a Saúde e Direitos” nos auditórios Antonio Carlos Amorim e Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O encontro foi aberto pelos desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa e Sérgio Verani, pela juíza Isabel Coelho, e pelo presidente da FIOCRUZ, Paulo Gadelha. Participaram como palestrantes o doutor Julio Calzada, o deputado Jean Wyllys, o pesquisador Francisco Inácio Bastos, a psiquiatra Camila Magalhães Silveira, o professor Elisaldo Carlini, a professora Julita Lemgruber, e outros ilustres convidados.

Ao dar início ao primeiro dia do seminário, a presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos, a juíza Isabel Coelho afirmou: “Estou muito feliz por debater este tema. Está mais do que na hora de as coisas começarem a mudar”. Em seguida, o desembargador Sérgio Verani falou sobre a Lei 11.343 artigo 28 e destacou: “No Brasil, ainda se criminaliza o porte para uso próprio. E isso vai obstaculizar a própria assistência para a saúde pública”. O presidente da FIOCRUZ, Paulo Gadelha, também destacou a importância do evento: “Este tema é essencial para uma série de dimensões que dizem respeito ao nosso futuro, enquanto democracia, a maneira como percebemos a questão dos direitos e o papel da saúde”. O diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano da Fonseca, falou sobre o tabu que envolve a discussão em relação às drogas: “Isso (tabu) deveria ter sido quebrado com o retorno da democracia pela Constituição de 88, mas curiosamente, a sociedade é muito tradicional. E a discussão sobre drogas representa essa mudança”.

Após a abertura, o ex-secretário geral da Junta Nacional de Drogas durante o governo uruguaio de José Mujica, Julio Calzada, iniciou sua palestra abordando a regulação da cannabis no Uruguai. Ao decorrer do dia, também foram debatidos “Maconha: Usos, Políticas Públicas e Pesquisa Científica” e “Maconha e Saúde: Mitos e Evidências”. Já no segundo dia de seminário, os temas foram “Regulação da Maconha Medicinal”, “Caminhos para a Reforma da Política sobre Drogas” e “Impactos Sociais, Políticos e Econômicos da Legislação sobre a Maconha”. No último dia do encontro, a palestra de abertura foi “Impactos da Legislação sobre Maconha na Segurança Pública”.

O deputado federal Jean Wyllys participou da última palestra do painel, que abordou “Modelos e Possibilidades de Legislação sobre a Maconha”.

Ao fim do seminário, ocorreu o lançamento da Carta PACD FIOCRUZ.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS