EMERJ e COJES capacitam 40 juízes leigos para atuação nos Juizados Especiais da Fazenda Pública

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em parceria com a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça fluminense (COJES) ministrou curso para capacitação de juízes leigos em exercício nos Juizados Especiais Cíveis para atuar nos Juizados Especiais da Fazenda Pública.

Duas turmas já passaram pelo treinamento, totalizando 40 juízes leigos. A segunda turma do Curso de Capacitação para Juízes Leigos nos Juizados Especiais da Fazenda Pública encerrou suas atividades nesta terça-feira, 19 de dezembro.

O Curso de Capacitação para Juízes Leigos nos Juizados Especiais da Fazenda Pública foi coordenado pela juíza Nathália Magluta e promoveu a capacitação de juízes leigos em razão da designação da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Foram 27 horas de aulas temáticas que proporcionaram a ampliação do conhecimento teórico e a visão prática acerca da legislação que rege os Juizados Especiais da Fazenda Pública. Entre os temas abordados estavam: as demandas fazendárias de menor complexidade, as demandas previdenciárias, saúde pública e legislação de trânsito.

Um dos professores do Curso, o juiz João Felipe Mourão, que ministrou a 8ª aula sobre “Demandas que envolvem Legislação de Trânsito - Teoria e Prática” considerou: “Esse curso é importante para preparar os juízes leigos para o dia a dia nos juizados fazendários. A visão que os juízes leigos têm é da atuação no Juizado Cível, que é totalmente diferente da matéria fazendária, que lida com toda a sociedade, com o bem público em si. Todas as matérias do Curso são fundamentais para o dia a dia forense. É importantíssimo prepará-los para matérias como a questão do trânsito, que envolve questões como a Lei Seca, a regularidade das notificações, as autuações, entre outras”, concluiu o professor.

19 de dezembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.