EMERJ discute Ativismo Judicial


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito Constitucional se reuniu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no último dia 06 de outubro, para discutir o tema “Ativismo Judicial”, sob a presidência do desembargador Nagib Slaibi Filho.

Na ocasião, o encontro recebeu o professor Carlos Alexandre de Azevedo Campos para falar sobre “Dimensões do Ativismo Judicial”; o professor Eduardo Mendonça para dissertar sobre “Judicialização e Ativismo na Democracia Constitucional”; e o professor Daniel Sarmento, que palestrou sobre “Parâmetros do Ativismo Judicial”. E para a posição de debatedor, a reunião recebeu o juiz Bruno Bodart, primeiro colocado na última prova para o ingresso da magistratura no estado do Rio de Janeiro.

Ao abrir o encontro, o desembargador Nagib Slaibi ressaltou: “O tema é muito importante; nos últimos 100 anos, a partir da década de 20, logo depois da Primeira Guerra Mundial, surge a necessidade de atuação do Estado na dita área social. No nosso país, há quase 100 anos é que começamos a ter algumas atividades do Estado, afastando-se, dessa forma, do Estado Absenteísta”.

Ao término da 44ª reunião do Fórum, o professor e palestrante Carlos Alexandre de Azevedo Campos lançou a obra “Dimensões do Ativismo Judicial do STF”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS