EMERJ discute a situação dos Jovens Negros no Brasil


clique nas imagens para ampliar

“A Morte Precoce de Jovens Negros no Brasil” foi o tema de mais uma reunião do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, que aconteceu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no dia 27 de junho. A desembargadora Ivone Ferreira Caetano recebeu os palestrantes: Caroline Bispo, advogada criminalista e coordenadora da Rede de Proteção Contra o Assassinato da Negra e do Negro no Rio de Janeiro; Monica Cunha, coordenadora e fundadora do movimento “Moleque”; Elisa Cruz, defensora pública e subcoordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA); Yvone Bezerra de Mello, fundadora e coordenadora do Projeto Uerê; Sandro Caldeira Marron da Rocha, delegado de polícia civil e o desembargador Paulo Sergio Rangel do Nascimento.

A desembargadora Ivone Ferreira Caetano iniciou o encontro fazendo uma reflexão sobre o jovem negro na nossa sociedade e expôs os dados do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, sobre assassinato de jovens, divulgados no último dia 8 de junho: “O primeiro dado que me salta aos olhos é que a cada período de 23 minutos um jovem negro é assassinado, e a taxa de homicídios de negros entre 15 e 29 anos é quatro vezes maior que a de brancos nessa faixa etária. Que fique claro o extermínio praticado contra o jovem negro. Os dados no relatório esboçam a realidade histórica vivida pelo negro”.

A doutora Yvone Bezerra de Mello falou sobre seu Projeto Uerê, situado no Complexo da Maré, em Bonsucesso, que atende crianças, a maioria negras, traumatizadas pela violência: “77% das crianças em favela não aprendem corretamente, terminam o 9º ano sem saber ler e escrever corretamente”, declarou.

O desembargador Paulo Sérgio Rangel do Nascimento relatou os reflexos que ainda atingem os negros desde a época da escravatura no Brasil: “O processo de escravidão do negro, da exploração, da exclusão social, continua até hoje”. “Essa guerra vem desde aquela época, o que muda é que o nosso navio negreiro, hoje, é o presídio; nossa senzala é a favela”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS