EMERJ discute a Redução da Maioridade Penal


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica se reuniu no dia 29 de setembro, sob a presidência da desembargadora Ivone Ferreira Caetano para debater o tema central: “Redução da Maioridade Penal – Parte II”. Realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, o Fórum recebeu para as palestras o juiz Marcius da Costa Ferreira, Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, e o advogado e membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB – RJ Bruno Alves. Também estiveram presentes na mesa de abertura a médica e advogada Berenice de Aguiar Silva e o médico Jairo Werner.

A desembargadora Ivone Caetano abriu o encontro e declarou: “Hoje vamos tratar de uma questão extremamente polêmica e preocupante, a redução ou não da maioridade penal”.

O juiz Marcius Ferreira, que proferiu sua palestra sobre “Efetivação da Política de Atendimento”, destacou: “A base para se discutir o direito e mudar o critério ou paradigma da maioridade penal passa pelo seguinte parâmetro “Qual a Justiça que queremos”?. E completou: “O certo não é prender os jovens, tanto que a maior parte dos jovens hoje cumpre medidas no Rio de Janeiro em semiaberto, e isso não é por acaso, é uma evolução de todo o sistema”.

Logo em seguida, o advogado e membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB – RJ Bruno Alves finalizou o encontro com o tema “Maioridade Penal: Avanço ou Retrocesso?”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS