EMERJ Discute “A Complexidade do Conhecimento e a Pedagogia Multidisciplinar”


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ promoveu no dia 18 de maio, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, o Fórum Permanente de Estudos Disciplinares, Ética e Deontologia, que teve como tema “A Complexidade do Conhecimento e a Pedagogia Multidisciplinar”. Na ocasião, o presidente do Fórum, desembargador Elmo Arueira, recebeu o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), José Ricardo Cunha, doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a professora Mariza Alves Braga, doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também esteve presente ao encontro a desembargadora Áurea Pimentel Pereira.

O professor José Ricardo Cunha trouxe em seu discurso alguns aspectos importantes sobre a complexidade em tempos modernos. Indagou sobre a importância que a sociedade tem com o “fazer” (técnica) em relação ao “saber” (ciência).

A professora Mariza Alves Braga, iniciou sua narrativa falando sobre o caos, baseada nas obras do filósofo Friedrich Nietzsche e ressaltou: “Nós somos os criadores dos conhecimentos, nós criamos tudo que existe na natureza”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre os componentes da mesa e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS