EMERJ debate “Aspectos Multidisciplinares Relacionados ao Uso, Abuso e Dependência de Drogas”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça se reuniu no último dia 12 de agosto no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Com o tema “Aspectos Multidisciplinares Relacionados ao Uso, Abuso e Dependência de Drogas”, o evento foi aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Elmo Arueira. O palestrante do dia foi o professor Marcio Gekker. Também compuseram a mesa a desembargadora Áurea Pimentel Pereira e o diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca.

Ao dar início ao encontro, o desembargador Elmo Arueira ressaltou: “O propósito é trazer uma compreensão maior em torno de questões ligadas ao Direito, mas que não podem se limitar a uma visão estritamente jurídica. Mesmo porque o Direito é resultado de toda essa luta da sociedade para firmar posições e princípios que orientem permanentemente toda a vida social”.

Em seguida, o professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, Marcio Gekker, abriu sua palestra e afirmou que o tema deve ser debatido sobre diversos prismas. E ao abordar o avanço da nova Lei de Tóxicos, o professor Gekker concluiu: “Não houve descriminação do uso de drogas ou do porte para uso próprio. Embora a pena seja um trabalho alternativo, não se pune mais o usuário com encarceramento”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS