EMERJ debate “Parto Humanitário x Violência Obstétrica”


clique nas imagens para ampliar

A 12ª reunião do Fórum Permanente de Direito e Saúde aconteceu no último dia 10 de setembro no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O tema abordado foi “Parto Humanitário x Violência Obstétrica”. A abertura foi feita pela juíza Isabel Coelho, presidente do Fórum. As palestrantes convidadas foram a psicóloga Gabriela Prado e a pesquisadora da FIOCRUZ, Rita Costa. Para debater o tema, participou a juíza Adriana Ramos de Mello.

Ao abrir o encontro, a psicóloga Gabriela Prado explicou o conceito de parto humanizado. “Não é um tipo específico de parto. Não é domiciliar, nem na água, nem sem algum tipo de intervenção. Na verdade, é um parto que garante à mulher um protagonismo na sua assistência ao parto e, que garante também informação suficiente durante a gestação para que ela possa ser uma corresponsável durante a assistência.”, diz.

Em 2010, a Fundação Perseu Abramo evidenciou a questão da violência obstétrica e afirmou que uma a cada 4 mulheres no Brasil sofre com essa violência na sua assistência ao parto. “É importante olhar com cuidado, pois a grande maioria das mulheres que passam por isso não sabe que sofreu uma violência”, observa a psicóloga.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre o público presente e as componentes da mesa. O próximo encontro do Fórum será no dia 24 de setembro, com o tema “Autismo e Epilepsia”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS