EMERJ debate o Posicionamento da Mulher Perante a Mídia


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura realizou no dia 20 de abril, no auditório Desembargador Paulo Leite Ventura, o II Seminário sobre “A Mulher, A Mídia e o Poder no Brasil: Um Olhar Compartilhado”. O evento foi promovido pelo Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, e pelo Fórum Permanente de Direito à Informação. A abertura do evento foi realizada pela Juíza Adriana Ramos de Mello. Nesta segunda edição do seminário, palestraram as jornalistas Fernanda da Escóssia, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Flávia Oliveira e Vera Araújo, do jornal O Globo; e Sonia Azevedo, diretora do Grupo In Press. O mediador foi o jornalista Mauro Ventura, do TJRJ.

A juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, abriu o evento esclarecendo o porquê do tema: “Pretendemos neste seminário refletir sobre o papel da mulher na mídia e nos meios de comunicação”.

A jornalista Fernanda da Escóssia falou sobre os primeiros jornais destinados a mulheres e mencionou que eram feitos por homens e que o foco das publicações era moda e literatura.

Sonia Azevedo, diretora do Grupo In Press, falou sobre sua história de vida e nos fez refletir sobre a participação das mulheres na política: “É muito triste quando vemos um Congresso Nacional como o nosso, que não tem 10% de representação na Câmara dos Deputados. É interessante, porque a média mundial é de 22%”.

A jornalista Flávia Oliveira discorreu sobre a realidade da mulher negra no Brasil e comentou sobre a diferença entre o feminicídio entre mulheres negras e brancas: “De 2003 a 2013, o número de assassinatos de mulheres brancas caiu de 1747 para 1576 vítimas por ano, o que é inaceitável, mas o de mulheres negras subiu de 1864 para 2875. Mulheres negras perdem filhos maridos aos milhares, ano após ano.”

A última palestrante, a jornalista Vera Araújo, falou sobre a importância da Lei Maria da Penha: “É muito importante porque as mulheres tomaram coragem, denunciaram e mantiveram seus ex-companheiros longe”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre os componentes da mesa e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS