EMERJ debate o papel da jurisprudência e dos precedentes no novo CPC


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro recebeu no último dia 27 de janeiro o procurador federal Fábio Victor da Fonte Monnerat para a palestra “O Papel da Jurisprudência e dos Precedentes no Novo CPC”. Coordenado pela juíza Simone Dalila Nacif Lopes, o encontro foi aberto pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, e contou com a participação do desembargador Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes como debatedor.

Ao realizar a abertura do encontro, o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa ressaltou a importância do novo CPC: “Ao meu ver, o Código de Processo Civil, que sempre foi importante, havia perdido algum grau de protagonismo na história do Direito, mas volta a ser protagonista como instrumento de limitação e orientação para que essas decisões possam ser minimamente padronizadas.”

Em seguida, o procurador federal Fábio Victor da Fonte Monnerat enfatizou: “O novo Código não traz apenas e somente novidades absolutas, ou seja, nem tudo que está no novo CPC é absolutamente e totalmente novo; muito pelo contrário. Eu diria que se fossemos fazer uma comparação entre a ciência processual e o direito processual brasileiro à luz do CPC de 1973 e do de 2015, cerca de 80 por cento das regras, no mínimo, são iguais ou equivalentes. A primeira maneira de vermos o novo CPC é como uma continuação da ciência processual brasileira.”

Ao fim do encontro, que ocorreu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, houve o lançamento do livro “Direito Processual Civil”, do procurador federal Fábio Victor Fonte Monnerat.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS