EMERJ Debate Legalização e Controle das Drogas


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ recebeu, no último dia 24 de novembro, o seminário "Drogas - Legalização + Controle". A 55ª reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos aconteceu no auditório Antonio Carlos Amorim e foi aberta pela juíza e presidente do Fórum Permanente de Direito e Saúde, Isabel Coelho e pelo delegado Orlando Zarcone. Já para as conferências realizadas ao longo da manhã, o encontro recebeu a médica uruguaia, Raquel Peraldi; a juíza aposentada Maria Lucia Karam; o advogado, jornalista e autor do livro "No Place to Hide", Glenn Greenwald; a inspetora Marina M. Lattavo; o coronel reformado Jorge da Silva, o Inspetor Francisco Chao e o delegado Thiago Martins.

Na abertura do seminário, a professora Julita Lemgruber realizou a entrega do prêmio Gilberto Velho Mídia e Droga, dedicado a incentivar a produção jornalística sobre a legislação e políticas públicas sobre as drogas. O prêmio oferecido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania premiou os jornalistas Tarcio Araújo e Emeliano Orbim, do jornal O Globo.

Em seguida, o delegado Orlando Zaccone deu início ao seminário e destacou: "Consideramos importante essas experiências que estão acontecendo no Uruguai e em alguns estados dos EUA, acerca da legalização da maconha. Este é um marco que por nós também é considerado importante, pois sendo uma das drogas que historicamente foi proibida, o debate e o processo de legalização podem ajudar com que o movimento antiproibicionista avance. Então, não é, e nem vai ser, uma vitória do movimento antiproibicionista legalizar somente uma substância. A vitória será legalizar a produção, o comércio e o consumo de todas as drogas".

A primeira palestrante da manhã, a médica uruguaia Raquel Peraldi enfatizou a importância da legalização da maconha. Já o advogado e jornalista Gleen Greenwald destacou a relação com o usuário.

O seminário chegou ao fim com uma roda de conversa entre o público presente e os palestrantes.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS