EMERJ debate Direito da Cidade


clique nas imagens para ampliar

No dia 1 de junho, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, aconteceu a 5ª Reunião do Fórum Permanente de Direito da Cidade, que comemorou os 25 anos do programa de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, em Direito da Cidade. O evento foi presidido pelo desembargador Marcos Alcino de Azevedo e contou com apresentação do coordenador do PPGD/UERJ, Gustavo Siqueira, e das coordenadoras do Núcleo de Pesquisa em Educação e Ciências (NUPEC) da UERJ, Ângela Penalva e Arícia Correia.

O primeiro painel apresentou os temas: “Bodas de Prata: 25 Anos da Linha de Direito da Cidade”, pelo professor emérito da UERJ, Ricardo Pereira Lira e “Dos 15 anos do Estatuto da Cidade”, pelo consultor Jurídico, José dos Santos Carvalho Filho.

O segundo painel teve como tema principal “Novos Direitos Urbanísticos”. O professor de Direito Urbanístico e Ambiental da UFRJ e mestre em Direito da Cidade, Alex Magalhães, palestrou sobre “Direitos da Favela”. O professor enfatizou a segregação que as favelas sofrem em relação aos aspectos raciais e sociais. O segundo palestrante, professor da UFRJ e Doutor em Direito da Cidade, Luigi Bonizzato, discorreu sobre “Constituição, Propriedade Urbana e Direitos Sociais” e trouxe aspectos da interdisciplinaridade do Direito da Cidade.

À tarde, aconteceu o III Seminário Franco-Brasileiro sobre Urbanismo e Meio Ambiente. A mesa de abertura foi composta pelos professores Norbert Foulquier da Université Paris - Pantheon-Sorbonne e Maurício Motta da UERJ, que receberam ilustres palestrantes sobre o tema.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS