EMERJ debate “Defesa da Concorrência e Direitos do Consumidor”


clique nas imagens para ampliar

A 95ª reunião do Fórum Permanente de Direito do Consumidor aconteceu no último dia 16 de novembro, no auditório Nelson Ribeiro Alves. Com o tema “Defesa da Concorrência e Direitos do Consumidor”, o evento foi presidido pelo desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho. A palestra foi proferida pela advogada Ana Frazão. Também esteve presente o procurador Anderson Schreiber.

Ao dar início, a advogada Ana Frazão ressaltou: “As práticas expropriatórias têm por objetivo lesar o consumidor. Então, é claro que a defesa da concorrência tem a importante finalidade de proteger diretamente o consumidor. Já as práticas predatórias têm por finalidade imediata prejudicar concorrentes e a concorrência”. Em seguida, ela continuou sua apresentação e destacou: “Uma das primeiras escolas do Direito da Concorrência foi a Escola de Harvard, que procurava atribuir a finalidade fundamental de manter o poder econômico pulverizado. Então, havia uma questão estrutural a ser preservada”.

Após os debates, o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho deixou um convite a todos para o último Fórum de Direito do Consumidor do ano, que abordará o tema “Turmas Recursais e Câmaras Cíveis Especializadas em Direito do Consumidor: Convergências e Divergências”, e ocorrerá no próximo dia 23 de novembro.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS