EMERJ debate “Conciliação Obrigatória”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Juizados Especiais Cíveis e Criminais realizou, no último dia 6 de outubro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, debate sobre “Conciliação Obrigatória”. O evento foi aberto pela desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira e pelo juiz Flávio Citro Vieira de Mello. O palestrante do dia foi o professor convidado da Universidade de Paris, Mário Frota.

Ao dar início ao evento, o juiz Flávio Citro ressaltou: “Nesse momento que vivemos no Brasil, com 100 milhões de processos, a conciliação é obrigatória. Esse tema foi escolhido por nós, como um dos mais importantes da atualidade. Sabemos que a primeira experiência foi a da Justiça do Trabalho, com as comissões prévias de conciliação, tentando criar uma etapa administrativa prévia de judicialização, mas obrigatória, para que o empregado, antes de iniciar uma aventura judicial, tivesse a oportunidade de sentar com o empregador a fim de discutir as questões que reivindicava para tentar evitar o processo judicial”.

Em seguida, o professor Mario Frota falou sobre os procedimentos de conciliação: “Deve ser assegurado às partes o direito de serem informadas, antes de aceitarem ou adotarem uma solução proposta. A participação no procedimento de RAL não os impede de recorrer aos órgãos jurisdicionais competentes para resolver o litígio”. Ao fim do evento, ocorreu um debate entre o público presente e os componentes da mesa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS