EMERJ debate “Aspectos Polêmicos do Simples Nacional”


clique nas imagens para ampliar

A 51ª reunião do Fórum Permanente de Direito Tributário aconteceu no dia 16 de outubro, no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves. O evento foi presidido pelo juiz Claudio Augusto Annuza Ferreira. Os palestrantes do dia foram o procurador Gustavo da Gama Vital de Oliveira e o advogado Adilson Rodrigues Pires.

Ao dar início às palestras, o procurador Gustavo da Gama ressaltou: “O simples nacional tem várias vantagens em relação ao sistema tributário ordinário brasileiro, que é um sistema extremamente complexo. Aquela ideia inicial permanece no simples nacional, de arrecadação e o documento único de todos os impostos e contribuições, de âmbito estadual, federal e municipal. E se formos à lei do simples nacional, nós identificamos uma série de exceções em relações a impostos”.

Em seguida, o advogado Adilson Rodrigues Pires complementou o assunto, que tem por base a Lei Complementar nº 123/06. “O simples federal, agora o nacional, obedece a um processo de simplificação de procedimentos e de incidência de produtos, que facilitam a vida do contribuinte”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS