EMERJ debate “Acessibilidade nos Transportes Urbanos”

A 12ª Reunião do Fórum Permanente de Direito da Cidade, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu, no dia 17 de abril, o deputado federal Otávio Leite para proferir palestra sobre o tema “Acessibilidade nos Transportes Urbanos”. A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do Fórum Permanente, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres. O evento também contou com a presença dos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Mauricio Mota, Marlan Marinho Jr. e Cristina Telles de Araújo.

Segundo dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45,6 milhões de pessoas se declararam portadoras de alguma deficiência física, mental ou intelectual. Este número corresponde a 23,9% da população brasileira.

“O desafio no universo dos deficientes é facilitar o dia a dia deles. É necessário expor os problemas enfrentados por eles, no intuito de proporcionar uma vida mais facilitada, dando-lhes o máximo de autonomia. Precisamos seguir as normas da Constituição que asseguram aos desiguais serem tratados de forma desigual”, declarou o deputado federal ao iniciar seu discurso.

Para o deputado, independentemente de sermos deficientes ou não, quando chegarmos à terceira idade também vamos enfrentar situações que dependam de acessibilidade, tais como: caminhar, ler, ouvir – limitações próprias da idade avançada.

De acordo com Otávio Leite, o país precisa aperfeiçoar o sistema de acessibilidade por meio da participação dos órgãos públicos, das concessionárias de transportes públicos e da população. Para ele, é preciso que se identifique com precisão o que necessita ser sanado e quais as alternativas cabíveis para que todos possam ter a sua garantia de locomoção de maneira segura.

Assista ao vídeo de depoimento:

17/04/2017 - Desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres


18 de abril de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.