EMERJ debate a saúde pública no Brasil

clique na imagem para ampliar

Direito de todos, dever do Estado. O Sistema Único de Saúde, criado a partir da Constituição de 1988, está em debate na EMERJ. Durante dois dias, 18 e 19 de outubro, o Fórum Permanente de Direitos Humanos, o Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas e o Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia promovem o seminário “30 anos do SUS”.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, abriu os debates com uma reflexão: “Se é fato que nesses 30 anos o SUS realizou avanços que são referências mundiais, como os programas de Aids, de transplantes de órgãos e de combate ao tabagismo, além da expansão da rede de saúde, é igualmente notório que enfrenta críticas severas por múltiplas falhas e graves retrocessos”. A abertura do evento contou também com a presença dos presidentes dos Fóruns Permanentes: o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia e a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo.

Durante dois dias, o encontro vai debater a questão das mulheres, dos presidiários e dos grupos LGBT na saúde pública brasileira. Entre os temas abordados estão “30 anos da Constituição Federal e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, “ A Saúde Pública no Brasil” e “Ética no Serviço Público de Saúde”.

Magistrados, outros operadores do Direito, pesquisadores, médicos, psicólogos, antropólogos e servidores participam do encontro.

Nesta quinta-feira, 18 de outubro, o desembargador Cláudio Brandão, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Isabela Soares Santos e a médica Lygia Bahia foram os convidados para ministrar as palestras. O juiz Vitor Moreira Lima, membro do Fórum de Direitos Humanos e o desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito foram os mediadores.

O primeiro painel foi sobre o tema “30 anos da Constituição Federal e do Sistema Único de Saúde (SUS)”. A pesquisadora Isabela Soares Santos destacou que cuidar da saúde não é apenas uma questão humanitária, mas também econômica. Para a pesquisadora, não se pode falar de gasto com a saúde, e sim de investimento. Ela ainda destacou os avanços a partir da criação do SUS: “Nestes 30 anos, mesmo com o SUS não tendo sido financiado como previsto na Constituição, tivemos uma enorme diminuição nas taxas de mortalidade materna, de mortalidade infantil e de desnutrição, entre outras”.

O desembargador Cláudio Brandão fez um breve histórico das constituições brasileiras, destacando a importância da Carta de 1988, com as garantias dos direitos fundamentais. “Não é uma Constituição perfeita, porque a sociedade brasileira não é perfeita, mas temos que brigar para melhorar e não para substituir a Constituição”, disse o desembargador.

Também participaram do primeiro dia do evento o defensor público geral André Luís Machado de Castro, a mediadora Cláudia Ribeiro, a juíza Mylene Gloria Pinto Vassal, a servidora Adriana de Souza Pereira, o publicitário Tarcísio Tadeu Garcia Pereira e o jornalista Daniel Brunet, que apresentou o documentário “Plantão Judiciário”.

SUS

“A Constituição brasileira de 1988 diz que ‘Saúde é direito de todos e dever do Estado’ (Art. 196 CF) e criou o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. O Ministério da Saúde é gestor nacional do SUS.” (Texto retirado do site do Ministério da Saúde).


18 de outubro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.