EMERJ debate “A Mulher e a Prisão”


clique nas imagens para ampliar

A 233ª reunião do Fórum Permanente de Execução Penal aconteceu no último dia 22 de outubro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Com o tema “A Mulher e a Prisão”, o evento foi presidido pelo desembargador Álvaro Mayrink da Costa. A palestrante convidada foi a diretora da Penitenciária Talavera Bruce, Andréia Oliveira da Silva. Também estiveram presentes os professores José Roberto Maia Futscher e Heitor Piedade Junior.

Ao dar início ao encontro, o desembargador Álvaro Mayrink da Costa ressaltou a importância do tema. Em seguida a doutora Andréia Oliveira da Silva destacou: “As políticas de segurança pública e penal concebiam com o encarceramento uma forma de reeducação da mulher; tendo como paradigmas a sua representação social de boa mãe e esposa”. E completou: “A concepção do presídio feminino foi precedida de intensos debates sobre sua necessidade, eis que o número de internas era demasiadamente ínfimo, porém sua reclusão se pautava em princípios e fundamentos diversos ao regime penitenciário masculino”.

Após a palestra, ocorreu um debate entre os componentes da mesa e o público presente. O desembargador Álvaro Mayrink da Costa convidou a todos para a palestra “30 anos de Execução Penal”, que ocorrerá no dia 26 de novembro, e será ministrada pelo desembargador César Augusto Rodrigues Costa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS