EMERJ debate a “Lei de Mediação”


clique nas imagens para ampliar

A 25ª reunião do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação aconteceu no último dia 14 de outubro, no auditório Antonio Carlos Amorim. “Lei de Mediação: O Mercado está Preparado para Absorver a Demanda por Mediação Privada?” foi o tema do encontro, presidido pelo desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto. Os palestrantes do dia foram a presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OABRJ, Samantha Pelajo e o advogado Marcelo Mazzola. Para debater o tema, foi convidado o desembargador César Felipe Cury.

Os palestrantes do encontro fizeram uma apresentação conjunta e contextualizaram a legislação na mediação extrajudicial. A professora Samantha Pelajo afirmou: “Acho que o mercado está preparado para a mediação privada. O mercado privado está junto para oportunizar às pessoas essa possibilidade da mediação. Temos várias câmaras privadas, constituídas ou se constituindo, de especialidades diferentes, e mesmo nas universidades, temos centros de mediação. Ou seja, acredito que em março, teremos um mercado preparado para absorver essa demanda”.

Ao encerrar a palestra, o advogado Marcelo Mazzola concluiu: “A mediação não é o salvador de todos os problemas. Na verdade, ela é uma poderosa ferramenta, onde boa parte das controvérsias e conflitos podem ser resolvidos. Existem conflitos que nem se encaixam, e nem podem ser submetidos à mediação. O CPC prevê que casos de interdição, investigação de paternidade, não funcionam através de mediação”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre os componentes da mesa e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS