EMERJ debate “A Gestão Judiciária e o Novo Código de Processo Civil”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça realizou no último dia 21 de outubro, no auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, mais uma reunião com o tema: “A Gestão Judiciária e o Novo Código de Processo Civil”. O evento foi presidido pelo desembargador Elmo Arueira, e o palestrante convidado foi o juiz Antonio Aurélio Abi-Ramia Duarte. Também estiveram presentes para debater o tema, o desembargador Nagib Slaibi Filho, e as juízas Raquel de Oliveira e Renata Gil Videira.

Na abertura do encontro, o desembargador Elmo Arueira ressaltou: “O nosso Fórum procura estabelecer a inter-relação entre várias disciplinas jurídicas”. E completou: “O tema de hoje interessa não só aos juízes, mas a todos que tem ligação com as atividades judiciárias. O Novo Código de Processo Civil traz inovações, e exige que os intérpretes procurem esclarecer seus objetivos e as conquistas mais atuais. As novidades trazidas pelo novo código repercutem na área da administração judiciária”.

Em seguida, o juiz Antonio Abi-Ramia fez sua exposição e destacou: “O tema central do Fórum é às alterações propostas pelo Novo Código, especialmente no campo do gerenciamento processual. O gerenciamento começou a ser discutido ainda na década de 90, com mais intensidade nas bancas de mestrado e doutorado”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre o público presente e os componentes da mesa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS