EMERJ debate “A Dimensão Simbólica da Violência de Gênero”


clique nas imagens para ampliar

A 33ª reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero aconteceu no último dia 15 de junho, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Com o tema “A Dimensão Simbólica da Violência de Gênero”, o evento foi aberto por sua presidente, juíza Adriana Ramos de Mello. A palestra foi proferida pela professora doutora Cecilia Sardenberg. Também compuseram a mesa o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca diretor-geral da EMERJ, a advogada Leila Linhares, a promotora Lucia Iloízio Bastos e a doutora Fabiana Silva Pinto.

Ao dar início, a presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello, comentou: “É um tema bastante instigante para nós que trabalhamos com a questão da violência real, física e psicológica. Hoje vamos trabalhar a violência simbólica”. Em seguida, a professora Sardenberg explicou o conceito de gênero, e afirmou: “Gênero é um dos elementos que constitui as relações sociais. É um fator de desigualdades sociais”.

O conceito de violência simbólica foi elaborado pelo sociólogo Pierre Bourdieu. A partir disso, a professora doutora explicou: “Fundamenta-se na fabricação contínua de crenças, interiorizadas por meio do processo de socialização, que induzem as pessoas a se posicionarem na sociedade de acordo com os critérios e padrões do discurso dominante”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre o público e os componentes da mesa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS