EMERJ debate “A Aplicabilidade da Lei Maria da Penha à Violência Doméstica e Familiar Praticada Contra População LGBT”


clique nas imagens para ampliar

Com o tema “A Aplicabilidade da Lei Maria da Penha à Violência Doméstica e Familiar Praticada contra a População LGBT”, o Fórum Permanente de Violência, Doméstica, Familiar e de Gênero se reuniu no último dia 24 de outubro para sua 28ª reunião. Apresentada pela presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello, a reunião recebeu para a palestra a advogada Maria Berenice Dias, o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos - SUPERDir, e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Claudio Nascimento e a juíza Maria Daniella Binato de Castro. Para a função de debatedora, o encontro recebeu a Coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos – NUDIVERSIS, defensora pública Luciana da Mota Gomes de Souza. Também estiveram presentes na mesa de abertura o desembargador Marcelo Anátocles, a secretaria municipal de política para as mulheres, Ana Rocha e a militante Kátia Kathyla Katheryne.

Em seu pronunciamento, a juíza Adriana de Mello assinalou: “Hoje vamos falar de um tema bastante polêmico: segundo estatísticas, na maioria dos casos de homofobia, o agressor é uma pessoa conhecida da vítima”.

Em seguida, a advogada Maria Berenice Dias e o coordenador do Programa Rio sem Homofobia, Claudio Nascimento discorreram sobre o tema proposto. A última palestra do dia foi realizada pela juíza Maria Daniella Binato de Castro, que narrou o dia a dia no I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher - TJERJ e destacou: “O artigo 5º da Lei Maria da Penha traz, de forma clara a violência baseada no gênero, e foi essa a primeira vez que a legislação brasileira trouxe a questão do gênero. Isso é muito importante e não foi colocado por acaso”. E completou: “O gênero é uma identidade social e não biológica; diz respeito à forma como ela se apresenta para a sociedade e como se relaciona com as pessoas. Com a Lei Maria da Penha, que tem como temática o gênero, ficou muito claro que não estava tratando só da mulher, enquanto identidade biológica e sim, da mulher na questão do gênero”.

Ao encerrar o encontro, a juíza Adriana de Mello convidou a todos para a próxima reunião do Fórum, que será realizada no próximo dia 04 de novembro.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS