EMERJ debate “Reflexos Econômicos das Decisões Judiciais”


clique na imagem para ampliar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoveu nesta segunda-feira, 03 de dezembro, a última reunião do ano do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, que trouxe como tema de debate “Reflexos Econômicos das Decisões Judiciais”.

O impacto econômico das decisões judiciais vem sendo debatido ao longo dos anos. Propiciar decisões judiciais mais seguras, visando à distribuição da Justiça e ao equilíbrio das relações sociais é o objetivo do Judiciário. O evento foi aberto pela desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, que disse:

“Quando falamos de decisões judiciais que envolvem o consumidor e o empresário, é preciso tentar chegar a um equilíbrio. É claro que o Código de Defesa do Consumidor visa amparar o mais fraco, mas também não é razoável sobrecarregar extremamente os empreendedores brasileiros. Isso é importante para aquecer ou não a economia no Brasil e o Judiciário precisa estar atendo a essa pauta”, disse a desembargadora.

O primeiro palestrante, o advogado Leonardo Corrêa, discorreu sobre os princípios da economia no Direito. Para ele, é essencial que o juiz se adapte à nova realidade, onde conhecer apenas os conceitos jurídicos não é suficiente.

“A economia é a ciência que estuda o comportamento humano de forma empírica. As análises e reflexões serão usadas para a construção de uma narrativa, sustentada por fundamentos de fato para viabilizar as decisões. Conhecer e entender a economia é uma necessidade tanto do advogado quanto do magistrado”, explicou Leonardo.

Flávio Vieira Machado, diretor de Seguridade da Fundação Petros, falou sobre a ciência atuária. Ele explicou que apesar de a área ainda ser desconhecida por muitos, é de grande importância para o mercado.

“Em uma sociedade como a nossa, marcada pela velocidade e pelo dinamismo, a busca de previsibilidade é um desafio cada dia maior, especialmente para os que administram planos de previdência complementar, já que previdência é ‘pré-vidência’, é ‘pré-visão’, ou seja, é antever acontecimentos, objetivando a minimização de riscos futuros”, disse o atuário Flávio Machado.

A Ciência Atuarial tem sido fundamental para a correta estruturação de planos capitalizados de previdência complementar, pois permite a elaboração de projeções estatísticas capazes de mensurar a ocorrência de fenômenos como invalidez, sobrevivência e morte.

Também participou do evento, o advogado Armando Miceli, que apresentou algumas decisões judiciais que geraram debates pelos reflexos econômicos que produziram.

03 de dezembro de 2018
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ

Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.