EMERJ cria Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia: 1º encontro debateu o Testamento Vital

Um fórum dedicado a debater e refletir sobre temas da ética da vida, dos direitos dos idosos, do envelhecimento, das relações jurídicas entre o direito e os avanços tecnológicos conectados à medicina e à biotecnologia, e das peculiaridades relacionadas ao corpo e à dignidade da pessoa humana: esse é o objetivo no novo Fórum Permanente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

O Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia é presidido pela juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva e coordenadora do Mestrado Profissional EMERJ/Fiocruz em Justiça e Saúde.

O 1º encontro do Fórum, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 25, comprovou a importância do tema: com o auditório da EMERJ lotado, os presentes assistiram à palestra da doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, Luciana Dadalto, sobre Testamento Vital.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, prestigiou a inauguração do Fórum e pontuou que a escolha da juíza Maria Aglaé foi acertada, por ser a magistrada uma grande estudiosa dos direitos dos idosos e da bioética. Sobre o assunto escolhido para a primeira reunião ele considerou: “O tema é ainda novo, pouco debatido. O testamento vital, ou seja, as disposições das últimas vontades sobre o tratamento daquele que está em situação terminal, a contrapartida do que fere o Princípio da Dignidade e outros princípios constitucionais são assuntos que devem ser refletidos”.

A presidente do Fórum mostrou-se satisfeita em ter um espaço destinado a trazer tais questões: “Nunca pensei que fosse ser criado um fórum de bioética na EMERJ; isso foi possível devido à visão diferenciada e ousada do diretor-geral. Este Fórum homenageia a população de pessoas envelhecidas, que foram muito produtivas na sociedade e que merecem esse reconhecimento”.

O Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados com maior índice de processos na área da saúde, informou a juíza Maria Aglaé, o que comprova como é importante a temática. “A proposta da EMERJ com este Fórum é debater temas da bioética ligados diretamente aos processos judiciais, e temas diversos, não só sobre medicamentos e internações, mas discussões sobre caminhos éticos a serem tomados. A sociedade moderna depara-se com novas questões: a mudança de sexo de transexual, doenças como a Zika e o feto anencéfalo, a saúde pública da mulher e o expressivo número de mortes em razão de aborto clandestinos. Cada vez mais discussões chegam ao Judiciário, sendo necessário o debate com os estudantes, operadores do direito, psicólogos, assistentes sociais, médicos, e a sociedade em geral. Este Fórum busca abrir o debate no campo da interdisciplinaridade”.

A presidente do Fórum Permanente pontuou também a relevância de tratar-se do envelhecimento e apresentou os seguintes dados: “Em 2030 teremos um enorme número de idosos no Brasil e em 2050 será maior, ainda, que o número de crianças. Precisamos trabalhar essa questão também politicamente para que o Tribunal de Justiça do Rio esteja à frente dessas questões, com, por exemplo, a criação de uma vara especializada do idoso.”

O Testamento Vital

Segundo a palestrante, a doutora em Ciências da Saúde, Luciana Dadalto, o testamento vital é um documento, redigido por uma pessoa no pleno gozo de suas faculdades mentais, com o objetivo de dispor acerca dos cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetida quando estiver com uma doença ameaçadora da vida, fora de possibilidades terapêuticas e impossibilitada de manifestar livremente sua vontade.

“É preciso aceitar que a morte é uma realidade que vamos enfrentar. Mas podemos escolher de qual forma ela será conduzida, em caso de doenças terminais. O testamento vital é uma das possibilidades”, pontuou Luciana, informando que a questão está chegando ao Judiciário e que, desde a publicação da Resolução nº1995 do Conselho Federal de Medicina, em 2012, o testamento vital passou a ser tema recorrente nas discussões médicas.“O número de testamentos vitais lavrados em cartórios de Notas no Brasil aumentou significativamente em 771%, depois da Resolução 1995”.

A palestrante falou também sobre eutanásia, ortotanásia, distanásia e suicídio assistido.

Saiba mais em: www.testamentovital.com.br

Composição do Fórum de Biodireito, Bioética e Gerontologia da EMERJ

Juíza de Direito Maria Aglaé Tedesco Vilardo – Presidente

Desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto – Vice-Presidente

Desembargadora Ivone Ferreira Caetano – Membro

Juiz de Direito Renato Lima Charnaux Sertã – Membro

Juíza de Direito Letícia D'Aiuto de Moraes Ferreira Michelli – Membro

Médica Doutora Claudia Burlá – Membro

Professora Maria Helena Barros de Oliveira – Membro

Assista ao vídeo de depoimento da presidente do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo no link: colocar link

25/04/2017 - EMERJ cria Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia.

25 de abril de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.