EMERJ comemora oito anos da Lei Maria da Penha


clique na imagem para ampliar

Criada no ano de 2006, a Lei Maria da Penha completa, no este mês, oito anos de existência e por essa razão o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero abordou o tema: “8 Anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios” . A 27ª reunião foi aberta e coordenada pela presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello e contou com a participação da socióloga e Consultora da ONU Mulheres, Wânia Pasinato e da juíza paulista e colaboradora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo - COMESP, Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos. A reunião contou ainda com a participação da juíza Andréa Pachá, da secretária do Município de políticas para mulheres, Ana Rocha e da doutora Leila Linhares.

Ao dar início ao evento, a juíza Adriana Ramos ressaltou a importância da Lei Maria da Penha e declarou: “Não podemos deixar de falar que essa Lei foi fruto de uma grande articulação do movimento de mulheres e é considerada pelas Nações Unidas a terceira melhor do mundo”.

A consultora da ONU, Wânia Pasinato destacou: “Um dos principais avanços dessa legislação, é o artigo 6º da Lei, pois define a violência doméstica e familiar contra a mulher como uma violação dos direitos humanos. Esse artigo é síntese da proposta da Lei Maria da Penha. Isso amplia nosso olhar sobre aquilo que vamos buscar como solução para o problema”.

Em seguida, a juíza paulista Teresa Cristina destacou a importância da Lei na sociedade: “Hoje existe uma percepção da sociedade com relação à violência; essa percepção antes não existia e passou a existir como uma preocupação social”.

A 27ª reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, que aconteceu no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves, chegou ao fim, após as demais convidadas do encontro realizarem intenso debate sobre o tema em pauta.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.