EMERJ aborda a inconstitucionalidade do cárcere


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura promoveu, no último dia 31 de março, a 235ª reunião do Fórum Permanente de Execução Penal, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Com o tema “A Corte Suprema e o Inferno do Cárcere. Choque de Realidades na Busca de Cidadania”, o Fórum, que completou 18 anos, teve sua reunião abertura por seu presidente o desembargador Álvaro Mayrink da Costa, que formou uma mesa redonda com o Juiz Enrico Carraro, o psiquiatra Talvane de Moraes e os professores Heitor Piedade Júnior e José Roberto Maia Futscher.

Em seu discurso, o desembargador Álvaro Mayrink relatou a real situação dos presídios no Brasil e destacou que as três principais vulnerabilidades ainda persistem ao longo de dois séculos: superlotação, promiscuidade e ociosidade. Também destacou a importância de se manterem os direitos e garantias fundamentais aos encarcerados: “O Estado tem o dever de garantir a segurança, para que seja cumprida a decisão judicial diante do guarda-chuva, que é a carta constitucional”.

Segundo o psiquiatra Talvane de Moraes, o cárcere brasileiro é inconstitucional, não respeita a dignidade da pessoa humana e quando é um doente mental que cumpre medida de segurança, esse desrespeito é maior, pois eles não sabem se expressar e não têm credibilidade perante as pessoas que os cercam nos presídios.

O professor Heitor Piedade Júnior informou que o Brasil apresenta a quarta maior população carcerária do planeta e encontra-se na contramão da realidade contemporânea.

O juiz Enrico Carrano levantou questões sobre os valores das pessoas, citou sua trajetória e disse se sentir privilegiado em conviver com os membros da bancada.

Ao final do evento, o desembargador Álvaro Mayrink da Costa convidou todos para o lançamento do seu livro “Execução Penal”.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.