Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadora Maria Collares é homenageada na EMERJ


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito do Ambiente realizou, no dia 11 de agosto, sua 110º reunião, que teve como tema “Ampliação, Implantação e Gestão das Áreas Protegidas Estaduais do Rio de Janeiro”. Na ocasião, a presidente do Fórum, Desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição, recebeu para palestra o auditor Fiscal da Receita Federal, André Ilha. O encontro contou ainda com a participação do professor Rômulo Silveira da Rocha Sampaio, como debatedor; do vice-presidente do Fórum, desembargador Egas Moniz Barreto de Aragão Dáquer, e da professora Cristiane Viera Jaccoud do Carmo Azevedo.

Ao iniciar a reunião, a desembargadora Maria Collares falou sobre a comemoração dos 15 anos do Fórum Permanente de Direito Ambiente, que acontecerá durante um seminário entre os dias 18 e 19 de setembro. Em seguida, o palestrante André Ilha destacou: “As unidades de conservação, dado nome, a um tipo especial de área protegida criada por Ato Legal, há muito tempo são consideradas a mais efetiva medida para a preservação da biodiversidade”.

Logo após a reunião do Fórum Permanente de Direito do Ambiente, foi inaugurado o retrato da desembargadora Maria Collares na Galeria dos Professores Eméritos da EMERJ. Durante a inauguração, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani destacou: “Eu acompanho, há muitos anos a trajetória brilhante da desembargadora Maria Collares. A desembargadora é um símbolo de luta, e a primeira mulher a ter um retrato inaugurado na Galeria de Professores Eméritos da EMERJ”.

Em seguida, a desembargadora Maria Collares lembrou a criação do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Escola e agradeceu a homenagem.