Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Legislação para Sustentabilidade Ambiental


Aconteceu no último dia 17 de junho, no Plenário do Tribunal de Justiça do Rio, a abertura do Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Legislação para a Sustentabilidade Ambiental feita pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, que representou o governo federal. “Esse Congresso nos remete a um debate sobre a relevância das questões sociais. Estamos reunidos não para tratar do futuro, como aconteceu em 92, mas para falar sobre a urgência do presente. Mas os debates não se limitam às questões ambientais. Outros três pontos serão discutidos aqui: a economia verde e os aspectos do crescimento; a agenda social e a governança do desenvolvimento sustentável, que exige a união dos três Poderes. Segundo a ministra, “O mundo, inclusive o Brasil, está hoje muito melhor que há 20 anos, mas há muitos problemas que ainda não conseguimos resolver”, afirmou a ministra.

Participaram da mesa, além da Ministra Isabella Teixeira e fizeram uso da palavra o Presidente do TJRJ, Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos; o Procurador Geral da Justiça, Cláudio Lopes; o Auditor Geral da África do Sul, Terence Nombembe; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Antonio Herman Benjamin; o Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner; o Ministro da Justiça da Coréia, Kwon Jae-Jin; o Presidente da Suprema Corte da Malásia, Tun Arifin bin Zakaria; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Luis Ricardo Lorenzetti; o Embaixador dos Estados Unidos, Albert Ramdin e o Desembargador Antonio José Azevedo Pinto, 3º vice-presidente do TJRJ.

A EMERJ participou com sua Diretora-Geral e colaborou com parte da infraestrutura para realização do evento, que terminou com brilhante palestra do Ministro Herman Benjamin, que alertou os juízes da contemporaneidade sobre sua responsabilidade planetária.