Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



96ª Reunião de Fórum de Direito Empresarial Debate a Moda nos Tribunais


clique nas imagens para ampliar

Aconteceu na EMERJ, no último dia 02 de junho, no auditório Desembargador José Navega Cretton, a 96ª Reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial com o tema central “A Moda nos Tribunais – Fashion Law e Sustentabilidade”. O primeiro painel tratou sobre “A Sustentabilidade como Fator de Competitividade na Indústria da Moda”, com os advogados Pedro Szajnferber de Franco Carneiro e Deborah Portilho.

Pedro Szajnferber discorreu sobre a moda no âmbito industrial e ressaltou a importância dos regulamentos, da preservação dos recursos ambientais e de as organizações estarem cientes das legislações que regulam suas atividades: “Poucas empresas têm conhecimento das políticas ambientais em que suas empresas estão inseridas”.

A doutora Deborah Portilho, em sua exposição, mostrou o comprometimento de diversas empresas, nacionais e internacionais, em desenvolverem tecnologias que agreguem mais sustentabilidade as marcas e definiu: “São conceitos de iniciativas e atitudes responsáveis, tanto com relação ao meio ambiente, às pessoas e à cultura, sem deixar de ser economicamente viável”.

À tarde, o tema central foi “A Sustentabilidade no Âmbito do Direito da Moda por Três Diferentes Perspectivas”, proferido pela desembargadora Ivani Contini e pelos advogados Felipe Kertesz Renault e Pablo Ferreira Regalado, e contou com a participação de Marília Curi, Barbara Moisés e Rhayza Berlanza como debatedoras.

No encerramento do encontro, o tema apresentado foi “Práticas Sustentáveis Integradas ao Mercado da Moda”. A estilista Ferraro Artuso, graduada em desenho de moda pela Santa Marcelina e mestre em Design Futures na Goldsmiths University of London, foi a expositora e, para debater, compareceu a advogada Monica Ziee.

A apresentação do seminário foi feita pelo desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa e pela desembargadora Flavia Romano de Rezende.