Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Webinário da EMERJ fará uma reflexão sobre o diálogo entre Habermas e Ratzinger


Webinário da EMERJ fará uma reflexão sobre o diálogo entre Habermas e Ratzinger
clique na imagem para ampliar

No próximo dia 23 de fevereiro, às 18h, o Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos realizará o webinário “Perfis da Modernidade Pós Pandemia”. Uma reflexão sobre como os fundamentos morais servem para ordenar a solidariedade dos cidadãos no quadro do Estado Democrático de Direito. A transmissão será por meio das plataformas Zoom e YouTube.


“O diálogo entre Habermas e Ratzinger traz para a comunidade jurídica a necessária reflexão sobre as bases do Estado Democrático de Direito. Diria melhor, mostra a importância e a função essencial dos fundamentos pré-políticos, morais, dessa forma de estrutura governamental”, revelou o presidente do Fórum, professor Vicente de Paulo Barreto.


O evento contará com a palestra do professor da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Gerson Neves Pinto, Doutor e Pós-Doutor em Filosofia pela École Pratique des Hautes Études, França.


O professor é pesquisador da Filosofia do Direito, com interesse em temas como: ética e direito, bioética, direitos humanos, direitos fundamentais, razão prática, prudência e lei natural. Tem artigos publicados no Journal International de Bioéthique (Paris- França); na Revista de Bioetica y Derecho (Barcelona-Espanha); e Prolegomenos (Bogotá- Colombia). O pesquisador também publicou seus escritos em coletâneas publicadas por editoras universitárias nacionais e internacionais. Atualmente, o professor adjunto da Unisinos, estuda os “Sistemas jurídicos contemporâneos e a possibilidade da fundamentação do biodireito”.


Participarão do evento virtual os desembargadores Abel Fernandes Gomes, Marcos André Chut e Inês da Trindade Chaves de Melo; o juiz André Felipe Alves da Consta Tredinnick e o professor doutor Alfredo Santiago Culleton.


As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_E-z7vbOJROODFd-1rZBMNw



18 de Fevereiro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)