Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Última leitura da quarta temporada do programa Livro Aberto, sobre o escritor Lima Barreto, será dia 25


Última leitura da quarta temporada do programa Livro Aberto, sobre o escritor Lima Barreto, será dia 25
clique na imagem para ampliar


“A nova Califórnia”, conto do escritor Lima Barreto, será a leitura do programa Livro Aberto no próximo dia 25, via plataformas Zoom e YouTube. Assim como todos os encontros, disponíveis no canal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) no YouTube, haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Nesta edição, feita no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o programa homenageou um dos primeiros escritores a se declarar negro no Brasil: Lima Barreto. Esta será a última leitura da temporada, que teve um evento especial, em sua estreia, com o tema “Lima Barreto: as múltiplas faces de um escritor” e, posteriormente, a leitura do conto “O homem que sabia javanês”.


Lima Barreto


Carioca, o escritor deu início, em 1900, aos registros do Diário íntimo, com impressões sobre a cidade e a vida urbana do Rio de Janeiro. Em 1905, começa a colaborar mais regularmente com a imprensa e, na mesma época, escreve a primeira versão de Clara dos Anjos. É autor, entre outros, de Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), Triste fim de Policarpo Quaresma (1911), Numa e a ninfa (1915), Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919) e Histórias e Sonhos (1920). Lima Barreto morreu no Rio de Janeiro em 1922.


O conto “A nova Califórnia”


No conto, Lima Barreto escreve sobre uma pequena cidade fictícia, Tubiacanga, no interior do Rio de Janeiro, onde um estrangeiro misterioso, Raimundo Flamel, chega à cidade e os habitantes acham que se trata de um renomado químico. Flamel convida um pequeno grupo de ilustres cidadãos para serem testemunhas de uma experiência que os tornará ricos. Os outros habitantes da cidade ficam desconfiados com algo estranho que vem acontecendo no cemitério da cidade e resolvem investigar. Ao descobrirem do que se trata, decidem participar da experiência que vai “enriquecer” todos os tubiacanguenses.


Participarão da leitura os desembargadores Ana Maria Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura, e Cézar Augusto Rodrigues Costa; e o juiz Ricardo Andrade.


O programa


Em sua quarta temporada, o projeto da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, promovido pela Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e dirigido por Silvia Monte, tem por proposta estimular a leitura, fomentar o enriquecimento cultural e provocar a reflexão crítica.


Inscrição


Para se inscrever para participar do evento pela plataforma Zoom, com a oportunidade de compor a roda de conversa, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html




19 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)