Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Termo de cooperação técnica entre a EMERJ e a Rádio Roquette-Pinto é anunciado em roda de conversa com a imprensa que homenageou o pai da radiodifusão no Brasil


clique na imagem para ampliar


“Em 1922, empresários norte-americanos trouxeram a radiodifusão e a demostraram para o então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa. Roquette-Pinto percebeu que a transmissão radiofônica poderia ser usada, também, como ferramenta de comunicação educativa, alcançando todos os brasileiros. Por isso nossa homenagem. Nada melhor do que homenagear um educador em uma escola”, disse a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, na abertura do evento da última segunda-feira, dia 18.


O encontro Roda de Conversa – Diálogos com a Imprensa, em homenagem a Edgard Roquette-Pinto, foi realizado via Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no mesmo dia de sua morte, 18 de outubro. Roquette-Pinto faria 67 anos.


Ainda na abertura do encontro, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia citou uma frase do professor Edgard Roquette-Pinto: “A rádio é a escola dos que não têm escola. É o jornal de quem não sabe ler. É o mestre de quem não pode ir à escola. É o divertimento gratuito do pobre. É o animador de novas esperanças. O consolador dos enfermos e o guia dos sãos, desde que o realizem com espírito altruísta e elevado”.


Também participou da abertura a juíza Simone Dalila Nacif Lopes, mestre em Justiça e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A magistrada disse: “Para nós, da EMERJ, é muito importante esse diálogo com a imprensa. Nada mais adequado que o Poder Judiciário dialogar com a imprensa sobre os mais diversos assuntos de interesse de toda a sociedade civil. Roquette-Pinto foi um visionário ao perceber o poder democrático da rádio”.


Edgard Roquette-Pinto


Médico, legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro, é considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Ele criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro no início dos anos 1920, logo depois da Semana de Arte Moderna, com o intuito de difundir a educação. Roquette-Pinto nasceu no Rio de Janeiro em 1884 e faleceu aos 70 anos, em 1954, em sua cidade natal.


Em 1936, 14 anos após a criação da rádio, durante o governo de Getúlio Vargas, a doou ao Ministério da Educação, transformando-a na Rádio MEC, hoje Rádio Roquette-Pinto.


Homenagens


Também estiveram presentes no encontro o presidente da Rádio Roquette-Pinto, Thiago Gomide, mestre em Bens Culturais, História e Política pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e colunista do jornal O Dia e do History Channel; a jornalista Bianca Santos, radialista e apresentadora da Rádio CBN; e o cientista social Ricardo Borrmann, doutor em História Política pela Ludwig-Maximilians-Universität (München, Alemanha) e professor na Universidade de Bremen, Alemanha.


“Quando assumi a rádio, tinha muito certo em minha mente que ela deveria ser algo que está na frente dessa batalha tão dura que são os problemas sociais, como as pessoas que mesmo em 2021 ainda não possuem acesso à internet, para poder pelo menos chegar até essas pessoas que precisam de uma rádio pública. No Brasil, infelizmente da década de 1940 para cá, as rádios públicas têm se confundido com rádios políticas, governamentais. Isso fez com que a população, ano após ano, tivesse um descrédito com as rádios públicas. Até ano passado, a rádio se chamava 94 FM, mudaram seu nome, e a primeira ação que tive foi voltar com o nome do Roquette-Pinto para que todos entendessem que não era uma rádio de lado A ou B politicamente, e sim uma rádio do povo do Rio de Janeiro”, destacou o presidente da rádio, Thiago Gomide.


A jornalista Bianca Santos disse: “Roquette-Pinto foi, acima de tudo, um educador. Além de ter sido pai da radiodifusão no Brasil, ele lutava pela educação. Ele deu mais oportunidades e acessos às pessoas na questão da educação. Naquela época, ele já nos mostrava a importância de olhar para a frente, sem preconceitos, então é um homenageado que precisamos guardar o legado por muito tempo, e felizmente isso é passado de geração para geração. Tenho muito o que agradecer, pois o rádio me formou e me tornou a pessoa que sou hoje”.


O cientista social Ricardo Borrmann falou da rádio comunitária alemã e elogiou a visão de futuro que Edgard Roquette-Pinto teve.


“Eu sou um consumidor ávido de rádio aqui na Alemanha, sobretudo a pública. Aqui, há um guarda-chuva de emissoras públicas, e cada domicílio da Alemanha paga um imposto da radiodifusão para financiar todo o sistema público. É uma política de Estado que está na Constituição Alemã. Roquette-Pinto pensou além de seu tempo, em termo de teoria antropológica do Brasil, mas também as instituições criadas. Ele foi um homem que tinha visão do futuro da nova mídia, estava antenado com o que tinha de mais atual. Hoje em dia, estaria atuando em várias frentes em novos campos e até mesmo projetando podcasts”, disse.


Parceria entre EMERJ e a Rádio Roquette-Pinto


Durante o evento de homenagem, a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, informou que as duas instituições formalizarão, até o fim do mês de outubro, um termo de cooperação técnica visando a produção de conteúdo em áudio com programação educativa sobre direitos e cidadania, além da divulgação de conhecimento através da realização de eventos educativos e culturais em conjunto.


A magistrada destacou a importância da rádio, especialmente a pública, para a disseminação de informação de forma igualitária para todos.


“Os direitos fundamentais e humanos, como funciona a Justiça, e o que é o ordenamento jurídico são pautas que entendemos ter importância de serem transportadas para uma mídia que efetivamente alcance toda a população brasileira. Sabemos que ainda há uma imensidão de pessoas que não tem acesso à internet, com isso, a rádio continua sendo a plataforma de comunicação por excelência, principalmente a pública. Queremos abrir as portas para que a população viva a igualdade, e isso passa pela informação”, afirmou.


Para assistir à transmissão completa do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=L0s6mr51NAI




19 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)