Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Retrato de Heloisa Carpena será inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ


Retrato de Heloisa Carpena será inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ
clique na imagem para ampliar

Na próxima quarta-feira (14), às 14h, a advogada Heloisa Carpena Vieira de Mello, procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, terá seu retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


O evento será transmitido pelo canal do YouTube “Emerj eventos” e contará com a presença da diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ).


A Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ fica localizada no andar térreo da Escola. Devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social, o evento será transmitido pelo YouTube.


Sobre Heloisa Carpena:


Heloisa Carpena Vieira de Mello é mestre e doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Carpena tomou posse do cargo de promotora de Justiça em 1987, ano que concluiu a graduação. No Ministério Público fez carreira na proteção dos interesses coletivos, em especial, na tutela dos direitos do consumidor. Em 2001, foi promovida para o cargo de procuradora de Justiça.


Em 2010, passou a integrar o corpo docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com as disciplinas Direito do Consumidor e Responsabilidade civil. Até hoje é professora da instituição.


Heloisa Carpena já recebeu os prêmios Ada Peledrini Grinover do Instituto de política e Direito do Consumidor, o Colar do Mérito do Ministério Público, o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público, o título honorário de Professora Emérita da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e a Medalha Campos Salles da Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.


Em 2018, se aposentou do cargo de procuradora e fundou o escritório Carpena Bojunga Advogados.


Na EMERJ, foi diretora do Departamento Geral de Estudos e Ensino, e atualmente, é vice-presidente do Fórum Permanente de Direito do Consumidor. Carpena é diretora da Comissão Permanente de Concorrência do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor e integrante do corpo de pareceristas da Revista de Direito do Consumidor.



09 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)