Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Rede Solidária EMERJ” continua na campanha #FluxodaDignidade do COGEN/TJRJ


“Rede Solidária EMERJ” continua na campanha #FluxodaDignidade do COGEN/TJRJ
clique na imagem para ampliar

Neste mês de agosto, A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do projeto “Rede Solidária EMERJ”, continua com o apoio à campanha #FluxodaDignidade, uma iniciativa do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (COGEN) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). No primeiro mês, em julho, o TJRJ arrecadou aproximadamente 50 mil absorventes íntimos descartáveis.


A campanha #FluxodaDignidade visa receber doações de absorventes íntimos descartáveis para conscientizar a sociedade sobre a pobreza menstrual. O projeto, estendido para todos os Fóruns do Estado do Rio de Janeiro, tem caixas de coleta nos principais acessos das instituições para que o público possa participar. A doação é revertida para a rede pública de ensino do Rio de Janeiro e, nessa primeira fase, será distribuída em 30 escolas no município.


No encerramento da 1ª fase da campanha, no último dia 11, a presidente do COGEN, desembargadora Suely Lopes Magalhães, falou sobre como a pobreza menstrual impacta a educação das jovens da rede de ensino público: “O projeto vai muito além de atender as meninas nessa situação, é mudar o paradigma patriarcal que a dor expõe a todas nós, porque quando uma sofre, todas nós sofremos. O objetivo é estar em favor das meninas que não têm dinheiro para adquirir absorventes permitindo o acesso justo a esses itens. É a necessidade que o TJRJ sentiu de acolher e dar conforto a essas meninas e ajudá-las, visando também minorar outro grande problema que isso desencadeia: a falta às aulas dessas jovens por falta de absorvente. O mais importante é sensibilizar os poderes públicos para constituir essas ações como políticas públicas”.


O “Rede Solidária EMERJ” é um projeto social da Escola que desde abril arrecada donativos, como alimentos, cobertores e produtos de higiene, para distribuir em ocupações e abrigos do Rio de Janeiro. O projeto já distribuiu doações para os projetos “Juntando Cacos com Arte (JUCA)”, “Só Vamos” e para a Casa Geriátrica São Mateus e participou da campanha #FluxodaDignidade no mês de julho.


Neste mês de agosto, a EMERJ também receberá doações de absorventes íntimos descartáveis. Para doar, basta comparecer na sede da Escola, na Rua Dom Manuel, nº 25, Centro do Rio, no andar térreo. Todas as medidas de segurança para o enfrentamento da Covid-19 estão sendo tomadas para uma doação segura.


Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação da EMERJ (DECOM) pelo e-mail: emerj.decom@tjrj.jus.br, ou pelo telefone: (21) 3133-2561.




17 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)