Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Questões ambientais, sociais e de governança são temas de curso de extensão da EMERJ


imagem da notícia Questões ambientais, sociais e de governança são temas de curso de extensão da EMERJ
clique na imagem para ampliar


“O Conceito de Sustentabilidade”; “Gestão e legislação ambiental”; “Meio Ambiente e Desenvolvimento”; “Emissões e áreas contaminadas”; “ISO 14001 e ISO 45001”; e a “A gestão integrada” serão temas do curso “Práticas Ambientais, Sociais e de Governança”. A formação da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) terá início no dia 22 de março e ocorrerá às terças e quintas-feiras, das 9h até 12h, por meio da plataforma Zoom.


São coordenadores do curso o desembargador Jessé Torres Pereira Júnior, especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente do Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável e vice-presidente do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa, ambos da EMERJ; e o professor Fernando Altino Rodrigues, doutor em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Objetivo


O objetivo da formação é apresentar e analisar criticamente os desafios socioambientais e estudar as principais ferramentas de gestão da ISO 14001, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e oas práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Poderão se inscrever agentes públicos e políticos, os agentes privados, e servidores dos poderes estatais, de empresas públicas e sociedade de economia mista.


Professores


Os professores desse curso serão: Luiz Eduardo São Thiago; Paulo de Bessa Antunes, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Geraldo André Thurler Fontoura, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Jorge Peron Mendes, mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ; Adriana Vilela Felipetto; Vanusa Murta Agrelli, especialita em Gestão Ambiental pela UFRJ; Raphael Sixel, especialista em Química Ambiental pela UERJ; e o juiz Ilan Presser, especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera.


Aulas


A carga horária será de 45 horas. O participante só terá direito ao certificado caso obtenha 75% de frequência. As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos que não assistirem de forma síncrona.


Para mais informações e inscrição, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursodeextensao/2021/praticas-ambientais-sociais-e-de-governanca/praticas-ambientais-sociais-e-de-governanca.html




25 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)