Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Qualidade de serviço e transparência são compromissos da Assessoria de Gestão Estratégica

Conheça a ASGET


imagem da notícia Qualidade de serviço e transparência são compromissos da Assessoria de Gestão Estratégic
clique na imagem para ampliar


A Assessoria de Gestão Estratégica (ASGET) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) tem como objetivo coordenar o planejamento e a gestão estratégica, bem como as atividades técnicas e administrativas da Escola.


Sob coordenação da assessora de Gestão Estratégica Paula Fernanda Mello Lage de Souza, MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a ASGET é subordinada à diretoria-geral da Escola.


A ASGET


A assessora Paula Lage falou sobre as atribuições do departamento, que atualmente conta com dois servidores e quatro colaboradores.


“A ASGET assessora a diretoria-geral da EMERJ na definição de políticas, estratégias, objetivos e metas de gestão e mantém as ações das unidades em sintonia com os objetivos e as diretrizes estratégicas, estabelecidas pela Comissão de Gestão Estratégica e Planejamento [COGEP] e pela ENFAM [Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados]. Também funciona como unidade orientadora das atividades do Sistema de Gestão da Qualidade da EMERJ”, explicou.


Paula Lage destacou as inovações na atual gestão da Escola.


“Há um fortalecimento da Biblioteca [Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira], que está tomando uma forma importantíssima na área acadêmica, além do projeto estratégico de digitalizar os Diários Oficiais e as obras raras da Biblioteca do Tribunal. Lá, há um patrimônio histórico fantástico, o qual precisamos digitalizar para que não seja perdido. Estamos cada vez mais focando a acessibilidade na carreira jurídica, a consciência e a responsabilidade social disso. Por isso, a criação de projetos como o Juiz do Futuro”, disse.


ISO 9001


A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ, que é reconhecida internacionalmente e utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis. A norma, pela qual a EMERJ é certificada desde 2004, tem o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.


“O certificado NBR ISO 9001 faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, que padroniza as atividades e os processos, sempre com foco na satisfação dos clientes e na melhoria contínua dos seus serviços prestados. Seus benefícios se refletem positivamente na imagem e na reputação da Escola”, ressaltou Paula Lage


“A manutenção do ISO, para a EMERJ, significa a continuidade da qualidade do serviço que é prestado na instituição, independente das modificações. A ISO tem a facilidade que é você ter transparência a respeito das atividades, então não é algo personificado, e sim sistematizado”, completou, falando sobre os benefícios da manutenção.


Metas para 2022


Para o próximo ano, a ASGET buscará mapear três novos processos de trabalho para incluir no escopo da certificação NBR ISO 9001:2015, que são: o fomento à cultura; projetos especiais; cursos livres; e a monitoria acadêmica. “Projetos como o ‘Juiz do Futuro’ e Rede Solidária EMERJ’, hoje não têm uma medida administrativa documentada. O que vamos fazer é o fluxo de atividade. Esses projetos foram implementados pela desembargadora [Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ], então, quando trazemos para o sistema de gestão, eles são certificados. O próximo gestor que entrar na EMERJ já encontrará os processos estruturados para dar continuidade”, explicou a assessora.


Juiz do Futuro


O projeto, apoiado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), pela Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e pela Associação Nacional de Desembargadores (ANDES), realizado nos meses de outubro e novembro, visou aproximar os alunos de escolas públicas dos municípios que integram o estado às funções da magistratura e ao direito fundamental de acesso à Justiça, despertando nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao Poder Judiciário. No projeto, alunos do 6º ao 9º ano, além de alunos do ensino médio, produziram redações sobre “Por que eu gostaria de ser juiz?” e “Por que os juízes são importantes em um Estado Democrático de Direito?”. Para mais informações, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/noticias_todas/2021/inscricoes-para-o-1-concurso-de-redacao-do-projeto-A-EMERJ-e-o-Juiz-do-Futuro-abrem-em-setembro.html


Rede Solidária EMERJ


Criado em abril deste ano, o projeto recebe arrecadações que são distribuídas para projetos sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional que vivem em ocupações do Rio de Janeiro. O Rede Solidária EMERJ já recebeu, em suas diferentes campanhas mensais, leite em pó, fraldas descartáveis, cestas básicas, cobertores, brinquedos e absorvente íntimo.


Contato ASGET


Para mais informações e contato há dois canais, são eles: o e-mail emerj.asget@tjrj.jus.br, ou então o telefone (21) 3133-3847




26 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)