Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Professores e operadores do Direito debaterão “Pesquisa empírica na criminologia”


clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, em conjunto com o Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ) e com o Núcleo de Pesquisa sobre Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS), todos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverá um debate sobre “A pesquisa empírica na criminologia e sua contribuição para as políticas criminais”, no dia 2 de dezembro, via plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Pesquisa empírica


No Direito, o termo significa uma investigação apoiada em fatos que geram interesse. As pesquisas empíricas são investigações históricas, pesquisas filosóficas que estudem a sistematização de determinados dados sobre o Direito ou que objetivem demonstrar que determinada interpretação normativa é mais compatível com as finalidades jurídico-constitucionais do ordenamento. Fonte: https://www.pesquisajuridica.blog.br/metodologia/pesquisa-empirica-em-direito/


O evento


A abertura do encontro será feita pela diretora-geral da EMERJ e coordenadora do NUPEPAJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, e pelo presidente do Fórum, desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, mestre em Política Criminal pela London School of Economics. O pesquisador Cléssio Moura de Souza, doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck, será o palestrante.


Serão mediadores do encontro o vice-presidente do Fórum e coordenador do NUPELEIMS, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá; a presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da EMERJ, desembargadora Jacqueline Lima Montenegro; e os professores Bárbara Gomes Lupetti, doutora em Direito pela Universidade Gama Filho, e Fernando de Castro Fontainha, doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1.


Inscrição


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/8068.html




22 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)