Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Professor Guilherme Peña será homenageado pela EMERJ com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos


Professor Guilherme Peña será homenageado pela EMERJ com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos
clique na imagem para ampliar


Em reconhecimento pelo seu trabalho, principalmente como professor, e por todo o conhecimento partilhado nos seus mais de 20 anos de carreira acadêmica, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro homenageia o promotor de Justiça Guilherme Peña de Moraes com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola, no próximo dia 17, sexta-feira, às 14h.


O evento será realizado presencialmente, respeitando todas as normas de segurança em decorrência da Covid-19, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ, e transmitido pelo canal oficial da EMERJ no YouTube, na página: https://www.youtube.com/user/EMERJeventos.


Estarão presentes na solenidade, além do homenageado, a diretora-geral da EMERJ e presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; o corregedor-geral da Justiça do estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que foi diretor-geral da EMERJ no biênio 2017-2018; o presidente do Fórum Permanente de Justiça na Era Digital, desembargador Nagib Slaibi Filho, doutor em Direito pela Universidade Gama Filho; e o presidente do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense, além de outras personalidades do mundo jurídico.


O homenageado:


Professor, escritor e promotor de Justiça, Guilherme Penã se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Fordham School of Law - Jesuit University of New York.


Autor de mais de 25 livros de Direito e de 45 artigos de doutrina, além de mais de 85 palestras, cursos e workshops em todo o país, Guilherme Peña é, na EMERJ, membro do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político e também do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez.


Em agosto deste ano, durante a formatura das turmas A e C do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ, das quais foi patrono, Guilherme Peña comentou: “A EMERJ foi onde eu comecei, onde estive e onde quero ficar. Um dia, caso escolham a docência, saibam que o professor é muito mais do que um mestre, mas também é aquele que tenta conduzir seus alunos para os objetivos. Enfrentem a docência como sacerdócios. Se escolherem a advocacia, a enfrentem como missão, em prol de Justiça”.


Por todos os seus ensinamentos, os conhecimentos disseminados em salas de aula e palestras, seu retrato agora ficará para sempre na história da EMERJ.



10 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)