Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, participará da estreia do “Sextas na EMERJ”


Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, participará da estreia do “Sextas na EMERJ”
clique na imagem para ampliar


Na próxima sexta-feira, dia 5, às 17h, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) inaugurará o programa de entrevistas “Sextas na EMERJ - Biblioteca”. Magistrados vão receber professores, cientistas, artistas e demais personalidades da sociedade civil. Será uma conversa informal “ao vivo” com diferentes temas a cada edição. As transmissões serão pelo Instagram oficial da EMERJ @emerjoficial, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


Nesta primeira edição, a convidada é a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que será recebida pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, na Sala de Leitura dos Magistrados, na Biblioteca TJRJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, seguindo todos os protocolos de segurança em função da pandemia da Covid-19.


Cristina Gaulia explica:“A ideia do programa nasceu juntamente com um projeto de revitalização da Biblioteca da EMERJ. Pensamos em fazer encontros informais dos magistrados com personalidades da sociedade civil, da cena cultural, das ciências e das academias. Conversaremos com professores, artistas, ativistas, cientistas e as demais pessoas que estejam fazendo a diferença no complexo Brasil contemporâneo que estamos vivendo. A cada entrevista buscaremos uma palavra chave, sobre a qual a conversa será desenvolvida, para que, dessa forma, possamos ampliar os horizontes de conhecimento e melhor compreender a realidade sociopolítica brasileira. Na próxima sexta-feira, estarei conversando com a socióloga Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz. E a palavra chave não poderia ser outra: ‘Ciência’”, disse a magistrada.


A convidada:

Nísia Verônica Trindade Lima, doutora em Sociologia e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, é presidente da Fundação Oswaldo Cruz desde 2017. Professora, pesquisadora e socióloga, atua principalmente nos temas “Ciência e pensamento social no Brasil”, “História das ideias em saúde pública”, “Sertão no pensamento brasileiro”, “História do desenvolvimento no Brasil” e “História das Ciências Sociais em Saúde”.


Durante seu mandato como presidente da Fundação Oswaldo Cruz está comprometida e dá grande atenção à expansão do papel da instituição na comunidade global de saúde. A convidada também participa de programas e redes internacionais nas áreas de História da Ciência e História da Saúde, além de ser membro da Comissão Lancet de Covid-19 e membro titular da Academia Brasileira de Ciências na categoria “Ciências Sociais”.


Nísia Trindade lidera as ações da Fiocruz no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. A instituição, dentre outras iniciativas, criou um novo Centro Hospitalar no Campus de Manguinhos. Criou, também, o “Observatório Covid-19”, rede transdisciplinar que realiza pesquisas e sistematiza dados epidemiológicos, além de monitorar e divulgar informações, para subsidiar políticas públicas, sobre a circulação do novo coronavírus e seus impactos sociais.



04 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)