Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Presidente da Comissão de Tecnologia e Informação da EMERJ, desembargador Cláudio Luis Braga dell’ Orto, é novo presidente do TRE


Presidente da Comissão de Tecnologia e Informação da EMERJ, desembargador Cláudio Luis Braga dell’ Orto, é novo presidente do TRE
clique na imagem para ampliar

O desembargador Cláudio Luis Braga dell’ Orto tomou posse como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), nesta segunda-feira, 15 de março.


Eleito por aclamação, o desembargador, que é presidente da Comissão de Tecnologia e Informação da EMERJ, e considera a tecnologia fundamental para o desenvolvimento da Escola, substituirá o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, diretor adjunto administrativo do Conselho Consultivo da EMERJ. Dell’Orto destacou que o Tribunal Eleitoral precisa apostar no aprimoramento dos meios de informação e na atualização de ferramentas tecnológicas para garantir eleições limpas e a qualidade na prestação de serviços.


A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ, participou da sessão, realizada no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Também estiveram presentes o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC); o senador Romário (PL); o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos; e o presidente da OAB/ RJ, Luciano Bandeira, entre outras autoridades.


Durante a cerimônia, o desembargador Cláudio dell’ Orto prestou solidariedade aos familiares e amigos de vítimas da Covid-19, defendeu as urnas eletrônicas e o processo eleitoral, destacou a valorização e a responsabilidade dos partidos políticos como meios fundamentais para consolidar o processo democrático brasileiro, e ressaltou: “Não pode haver retrocesso na proteção integral dos Direitos Humanos, uma conquista daqueles que nos antecederam. A importância da Justiça Eleitoral deriva justamente de fazer prevalecer a vontade do eleitor e a plena democracia é o grande ideal que se busca construir”.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, participou do evento virtualmente. “Tenho certeza de que os empossados vão manter o desempenho que granjeou a admiração pelo Tribunal Regional Eleitoral, ressaltou o ministro.


O desembargador Elton Leme e o juiz Afonso Henrique Ferreira Barbosa também foram empossados como membros efetivos do Tribunal Regional Eleitoral para o biênio 2021-22.


O desembargador Elton Martinez Carvalho Leme foi eleito vice-presidente e corregedor eleitoral regional, como prevê o Regimento Interno do TRE.


Foto: Rosane Naylor



16 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)