Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Operadores do Direito e professores debatem sobre História e Direito no tempo de Machado de Assis


imagem que representa a notícia Operadores do Direito e professores debatem sobre História e Direito no tempo de Machado de Assis
clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de História do Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá em sua 50ª reunião um amplo debate sobre “Sociedade e Direito no Tempo de Machado de Assis”. O encontro será no dia 15, via plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Evento


Participarão do encontro o presidente do Fórum, desembargador Carlos Gustavo Direito, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; e serão palestrantes os professores Valquíria Rodrigues Velasco, mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nilo Batista, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e o jornalista Miguel Matos, especialista em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Ana Tereza Basília, será a debatedora.


Os temas das palestras serão: “História, Direito e o Código Penal de 1890”, “Machado de Assis, criminalista” e “Machado de Assis, um jurista carioca”.


Machado de Assis


O escritor nasceu em 1839 e morreu em 1908. Carioca, Machado de Assis é considerado pelos críticos um dos mais renomados contistas da literatura brasileira, com mais de 200 contos escritos.


Inscrições


Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Jurídica aos serventuários que participarem do evento.


Para se inscrever, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/8061.html




18 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)