Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“O Rio de Janeiro e o seu Primeiro Homicídio” será tema de webinar


“O Rio de Janeiro e o seu Primeiro Homicídio” será tema de webinar
clique na imagem para ampliar

No mês em que a cidade do Rio de Janeiro completou 456 anos (1º de março), o Fórum Permanente de História do Direito traz para debate o tema “O Rio de Janeiro e o seu Primeiro Homicídio”. O evento ocorrerá de modo virtual através das plataformas Zoom e Youtube, no dia 15 de março, ás 18h.


O presidente do Fórum, juiz Carlos Gustavo Vianna Direito é pós-doutor em História Antiga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), mestre em Direito pela Universidade Gama Filho(UGF) e autor de livros como “Manual de Direito Romano”,” Do Controle Disciplinar do Juiz à Luz da Jurisprudência do Superior Tribunal De Justiça” e “Do Contrato. Teoria Geral”.


“Interessa aos magistrados conhecer um pouco da Justiça Penal Brasileira nos primórdios da colonização portuguesa. O escritor Alberto Mussa fez uma minuciosa pesquisa sobre um dos primeiros crimes de homicídio julgado no Brasil Colônia. Apesar do livro dele ser ficcional, os dados históricos são verdadeiros", declarou o juiz Carlos Direito.


O palestrante, o escritor brasileiro Alberto Mussa, é autor de livros como “Elegbara”, um conjunto de dez contos que abordam de modo original a formação multicultural da identidade brasileira;  “O trono da rainha Jinga”, que trata de uma irmandade secreta de escravos criminosos no Rio de Janeiro do século XVII, e “Meu Destino é Ser Onça”. Alberto Mussa trabalha com micro histórias, analisando casos concretos para discutir todo o âmbito cultural e jurídico dos primórdios do Brasil em suas obras.


Para se inscrever no Webinar acesso o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/o-rio-de-janeiro-e-o-seu-primeiro-homicidio.html



10 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)