Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



O próximo Sextas na EMERJ terá como palavra-chave “suicídio”


clique na imagem para ampliar


O convidado é o psicanalista Ricardo Krause


Na próxima sexta-feira, dia 24, às 17h, via Instagram oficial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), @emerjoficial, o programa Sextas na EMERJ - Biblioteca receberá o médico e psicanalista Ricardo Krause. A entrevista será conduzida pela desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ. Para o encontro, a palavra-tema será “suicídio”.


Quinzenalmente, magistrados do Poder Judiciário recebem personalidades da sociedade civil que fazem a diferença em suas determinadas áreas. O programa faz parte de um projeto de revitalização da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira.


O convidado


Ricardo Krause é especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria, além de ser membro da Associação Americana de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Foi presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI) do Rio de Janeiro.


Em entrevista à Rádio CBN Vitória, o psicanalista chamou atenção para o suicídio entre os jovens entre 15 e 29 anos. Em sua fala, afirmou que a maioria dos casos podem ser prevenidos.


“90% dos casos podem ser prevenidos, pois estão ligados a uma doença psiquiátrica prévia. Suicídio não aparece do nada, a pessoa vai ter casos de depressão ou o transtorno por uso de substância, que está crescendo muito. Outra coisa que precisamos levar em conta é o crescimento ao acesso e frequência do acesso à internet, que está modificando o comportamento da juventude”, disse.


“A criança é apresentada muito cedo à internet, pois os pais a usam como babá. Se você fica muito tempo na internet, no caso a criança, não terá brincadeiras presenciais, com amigos, algo fundamental principalmente a partir dos sete anos, pois é nessa idade que regulamos nossa sociabilidade. Temos pessoas chegando na adolescência cada vez se sentindo mais sozinhas, sem habilidade de socializar presencialmente”, concluiu o médico.


A entrevista pode ser acessada pelo link: https://www.cbnvitoria.com.br/entrevistas/suicidio-especialista-alerta-sobre-sinais-no-comportamento-de-jovens-1019


Estatísticas sobre suicídio


De acordo com o estudo “Suicide worldwide in 2019”, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, mais do que câncer de mama, HIV ou malária.


Em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus surgir, mais de 700 mil pessoas tiraram a própria vida, sendo uma a cada 100 mortes no mundo. O estudo mostra que, entre jovens de 15 e 29 anos, o suicídio é a 4ª causa de morte, atrás somente da violência de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.


O estudo pode ser acessado e lido pelo link: https://www.who.int/publications/i/item/9789240026643


Com a pandemia, a possibilidade do crescimento das estatísticas foi alarmante. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2021, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2020 houve uma variação de 0,4% se comparado a 2019: em 2019, foram registrados 12.745 mil casos de suicídio no Brasil, em 2020, 12.895. Entre os estados com os maiores números de casos notificados estão: São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre.


Quem procurar


Há, no Brasil, a associação civil Centro de Valorização da Vida (CVV), fundada em São Paulo, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal. O Centro presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo (Ligue 188).


Essa instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção ao suicídio.


Para conhecer a instituição e seus canais de contato, acesse: https://www.cvv.org.br/


Todas as edições anteriores do programa estão disponíveis e podem ser assistidas no Instagram da Escola.



21 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)