Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



O pesquisador e biógrafo Paulo Rezzutti participará do próximo programa Sextas na EMERJ – Biblioteca


O pesquisador e biógrafo Paulo Rezutti participará do próximo programa Sextas na EMERJ – Biblioteca
clique na imagem para ampliar

Titília e o Demonão: Cartas inéditas de D. Pedro I à marquesa de Santos, D. Leopoldina - A história não contada e Domitila, a verdadeira história da marquesa de Santos são obras escritas por Paulo Rezutti, próxima personalidade a participar do programa Sextas na EMERJ – Biblioteca. O evento ocorrerá no dia 13 de agosto, às 17h, via Instagram oficial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), @emerjoficial


A desembargadora Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ, será a apresentadora do programa, que nesta edição terá “história” como palavra-chave.


Os eventos Sextas na EMERJ- Biblioteca – a palavra é ocorrem quinzenalmente. A cada edição um magistrado do Poder Judiciário entrevista uma personalidade da sociedade civil que se destaca em determinada área. Esse programa faz parte do projeto de revitalização da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira.


O convidado


O escritor, pesquisador e biógrafo Paulo Marcelo Rezzutti é autor de diversos livros sobre a história do Brasil, entre eles “Titília e o Demonão”, que trata da história de amor e paixão protagonizada por D. Pedro I e sua amante mais famosa, Domitila de Castro Canto e Melo, a marquesa de Santos. Para narrar a história não contada da relação dos dois, o escritor recorreu às cartas trocadas entre eles de 1823 a 1829. Esse acervo da época imperial fica localizado na Hispanic Society of America, em Nova Iorque.


Paulo Rezzutti é o autor da biografia Domitila, a verdadeira história da Marquesa de Santos, publicada em 2012. Essa obra foi a finalista na categoria Biografia do Prêmio Jabuti em 2016 e do 2º Prêmio Brasília de Literatura de 2014.


Para assistir ao programa Sextas na EMERJ, acesse o link: https://www.instagram.com/emerjoficial/



05 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)